O entomologista norte-americano Shaun Winterton, que trabalha no Departamento de Agricultura e Alimentação da Califórnia, descobriu uma nova espécie de inseto ao contemplar fotos de insetos publicadas no site de fotografia Flickr.
Um inseto chamou a atenção do entomologista Shaun Winterton: era um Chrysoperla, inseto já conhecido mas com um aspeto diferente. O corpo possuía uma fina rede de linhas pretas e pintas azuis que nunca se tinha visto. Tinha encontrado, nada menos, que uma nova espécie.
Os Chrysoperla são insetos delicados, com grandes asas que parecem renda. vivem em habitats muito variados, mas preferem as florestas tropicais. Os adultos alimentam-se especialmente de flores, mas as larvas são predadores ferozes de outros insetos e muitas vezes carregam os corpos das suas presas nas costas depois de as terem morto com as suas enormes mandíbulas que agem como tubos de sucção.
A nova espécie de Chrysoperla, designada de semachrysa jade, vive nas florestas tropicais da Malásia e foi descoberta graças às fotos publicadas no site da Internet Flickr.
Depois de descobrir por acaso as imagens do inseto, Winterton entrou em contato com o autor das fotografias e levou a cabo uma expedição no sentido de capturar um exemplar na mesma área.. Este foi analisado no Museu de História Natural de Londres e concluiu que não havia nada parecido.
O inseto é agora apresentado na revista ZooKeys.
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário