quarta-feira, 15 de agosto de 2012

A Índia também quer conquistar o Planeta Vermelho


Imagens de Marte captadas recentemente pelo robô americano 'Curiosity'

Pouco tempo depois da chegada do robô americano 'Curiosity' a Marte, a Índia anuncia agora que também vai lançar uma missão ao Planeta Vermelho em 2013.

Trata-se de um satélite levado por uma nave não tripulada para a órbita de Marte para estudar o clima e geologia do planeta, confirmou hoje o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, citado pela AFP.

"O nosso engenho espacial aproximar-se-á de Marte e recolherá informações científicas importantes", disse o chefe do Governo indiano, num discurso feito por ocasião do aniversário da independência da Índia.

Esta missão, que deverá custar entre 70 e 90 milhões de dólares, marcará uma nova etapa no ambicioso programa espacial da Índia, país que pretende fazer o seu primeiro voo tripulado em 2016.

O satélite, que segundo a agência Press Trust of India, poderá ser enviado em novembro de 2013 em direção ao Planeta Vermelho, será levado por um foguete de 320 toneladas que será disparado a partir da Organização indiana de pesquisa espacial (ISRO), situada em Sriharikota, no estado do Andhra Pradesh (sul).


Sem comentários:

Enviar um comentário