domingo, 24 de junho de 2012

Submarino foi ao lugar mais profundo do mundo

Submarino foi ao lugar mais profundo do mundo

Submarino "Jiaolong" 

O submarino tripulado de águas profundas chinês superou, este domingp, a marca de 7.000 metros de profundidade durante um "mergulho", batendo o recorde daquele país, informou a imprensa estatal. 

O "Jiaolong", nome de um dragão da mitologia chinesa, desceu aos 7.000 metros de profundidade na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, naquele que foi o quarto mergulho desde que chegou àquela zona no início do mês, explicou a agência oficial chinesa Xinhua.

"Isto mostra que o desempenho do submersível é estável", afirmou o chefe da missão, Liu Feng, em declarações à televisão estatal a bordo do navio oceanográfico que suporta o submarino.

"O nível técnico do nosso pessoal está a ficar cada vez melhor", aditou.

O "Jiaolong", que transportou três pessoas para o lugar mais profundo do mundo, alcançou 5.188 metros de profundidade em julho do ano passado.

Especialistas afirmam que a China pretendem usar o submersível para investigação científica, através, entre outros, da recolha de exemplares da vida marítima, do estudo das estruturas geológicas e do futuro desenvolvimento dos recursos minerais.

De acordo com cientistas, o "chão" dos oceanos contém ricos depósitos de mineiras potencialmente valiosos, contudo, a extrema profundidade a que se encontram dificulta a sua recolha em larga escala.

No início do ano, o realizador americano James Cameron desceu a 11 quilómetros de profundidade na Fossa das Marianas. O cineasta fez a viagem ao fundo do mar num mini-submarino fabricado pela sua equipa de engenheiros em parceria com a National Geographic.


Sem comentários:

Enviar um comentário