sexta-feira, 29 de junho de 2012

Cientistas em desacordo sobre as razões do canibalismo


A história terrífica ocorrida na China sobre um assassino-canibal em série de 56 anos, Zhang Yongming, percorreu o mundo no fim de maio. A polícia prendeu o canibal, cujas vítimas foram duas dezenas de jovens.

Depois o mundo inteiro estremeceu com a represália do canibal canadiano de Montreal, Luka Rocco Magnotta, contra seu amante, Lin Jun. 

Em Miami um outro canibal, Rudy Eugene, foi morto a tiros por policiais, quando começava a comer o rosto da vítima, o mendigo Ronald Poppo. 

Em 2011 a Rússia foi abalada pela notícia sobre o cozinheiro Ivan L. de 21 anos de idade, de Murmansk, que conheceu um jovem através de uma rede social. 

O cozinheiro-canibal matou-o no primeiro encontro, cortou-o em pedaços e gravou em vídeo as instruções sobre a preparação de pratos de carne humana.

O canibalismo tornou-se algo proibido e imoral há relativamente pouco tempo. Mesmo na Europa ainda na Idade Média comiam-se crianças, mas então as pessoas eram levadas a este crime grave pela fome. 

Hoje porém é considerado psicose, depressão e desagregação da personalidade. Na opinião de um dos principais especialistas mundiais na esfera da esquizofrenia e saúde mental, doutor Clancy McKenzie, este problema vem da infância, quando a longa separação da mãe ou até mesmo o nascimento de irmãos e irmãs mais novos pode provocar um trauma.

"Realizei minhas primeiras pesquisas em 1966, sob a direção de especialista em psicologia infantil, que considerava que as raízes da esquizofrenia infantil surgem antes dos 18 meses de idade. Eu, trabalhando com meus pacientes adultos, verifiquei que, em metade dos casos, eles tinham um irmão ou irmã,que eram um ano e meio mais novos do que eles."

A teoria de que os traumas infantis são a causa da maioria das perturbações mentais, é muito popular, mas não é a única. 

O presidente da Associação Independente de Psiquiatras, Yuri Savenko, considera que, no mundo moderno, a tentativa de justificar tudo com uma infância difícil, é infundada. Ele diz que a causa está na desagregação da personalidade em virtude do abuso de substâncias psicotrópicas.

"Anualmente ocorre grande quantidade de tais casos. Habitualmente isto se refere a alcoólicos que, em estado de embriaguez e em face da degradação da personalidade, como de brincadeira comem alguém de sua própria companhia. Nos casos de alcoolismo e uso de drogas, a inteligência e a memória são conservados muito mais tempo, mas a personalidade se desagrega e as pessoas podem cometer coisas consideradas tabu pela sociedade."

Outra causa que leva a comer uma pessoa pode ser a paixão doentia e o desejo de possuir outro literalmente até o fim. Provavelmente foi assim no caso do “psicopata canadiano” Luka Rocco Magnotta.

Existe mais uma teoria, que também indica que o canibalismo é uma doença gerada pelo modo de vida moderno. 

Certas pessoas mais instáveis podem identificar-se com algum herói de cinema e tentar copiá-lo. Alguns cometem carnificinas sangrentas, copiadas de jogos de computador. 

Outros atacam pessoas, como em Miami, onde Rudy Eugene se atirou ao mendigo adormecido e começou a comê-lo vivo, até que os policiais o mataram a tiros. 

Aliás, mesmo se nenhuma das teorias propostas explicar tudo completamente, os psicólogos, mesmo assim, são de opinião de que a melhor profilaxia de quaisquer perturbações mentais é a leitura, pratica de desesporto, comunicação e modo de vida saudável.


Sem comentários:

Enviar um comentário