domingo, 24 de junho de 2012

China completa com sucesso a sua primeira acoplagem espacial manual


Manobra de aproximação das duas estruturas espaciais 

A China conseguiu neste domingo realizar com sucesso a sua primeira acoplagem em modo manual entre o veículo Shenzhou-9 e o módulo espacial Tiangong I. Esta é uma etapa importante no programa espacial chinês, que visa a construção de uma estação orbital em 2020. 

No sábado às 15h50 (hora em Portugal), e depois de uma manobra efectuada por Liu Wang, o Shenzhou-9 (Nave Divina) entrou em contacto com o módulo laboratorial Tiangong-1 (Palácio Celeste). Horas mais tarde, já no domingo, as duas estruturas foram separadas.

Minutos mais tarde, o centro de controlo espacial de Pequim anunciou o sucesso da operação, que constitui a principal tarefa da tripulação do Shenzhou-9 para esta quarta missão espacial tripulada da China. Nesta viagem espacial de 13 dias participam Jing Haipeng, Liu Wang e Liu Yang, a primeira mulher enviada pela China ao espaço.

A primeira acoplagem entre o Shenzhou-9 e o Tiangong-1 aconteceu na última segunda-feira mas em modo automático, ou seja, a manobra foi realizada a partir do centro de controlo espacial, em terra. As operações manuais podem ser necessárias em caso de problemas nos sistemas automáticos.

Antes da experiência no espaço, Liu Wang repetiu, pelo menos, 1500 vezes no solo a manobra de acoplagem em modo manual. Agora, realizou a operação no espaço, muito concentrado e em constante comunicação com o centro de controlo espacial.

“Esta primeira acoplagem manual foi perfeita”, disse Zhang Liyan, uma responsável do Programa espacial chinês de voos tripulados, à estação de televisão CCTV. Liyan disse que, “desta vez as duas estruturas estavam mais bem alinhadas” do que através do modo automático.

fonte: Público

Sem comentários:

Enviar um comentário