quarta-feira, 27 de junho de 2012

Robô aprende a dizer as primeiras palavras


Investigadores da Universidade de Hertfordshire captaram o momento em que um robô aprendeu a dizer as primeiras palavras em inglês. Os vídeos, que fazem lembrar alguns filmes de ficção científica, já andam a circular na Net.

À semelhança de outros robôs da gama iCub, DeeChee foi criado para servir de objeto de estudo em projetos que permitem reproduzir os mecanismos de aprendizagem das crianças.

Há robôs idênticos em vários laboratórios de outros pontos do mundo (um deles encontra-se no Instituto de Sistemas e Robótica de Lisboa), mas DeeChee pode muito bem entrar para a história devido ao vídeo que se encontra nesta página e que revela o esforço da máquina para nomear formas geométricas e cores em inglês.

Ao Plos One, os investigadores da Universidade de Hertfordshire explicam que o robô está preparado para segmentar os ruídos produzidos por um humano enquanto fala e assim identificar sílabas que compõem uma ou mais palavras. Segundo os investigadores britânicos, o processo de aprendizagem contempla ainda a valorização do número de vezes que algumas palavras surgem durante uma conversação.

No caso do vídeo inserido nesta página, DeeChee aprende a dominar, de acordo com um contexto e após um processo de repetição, palavras como “red”, “green”, “good” e “well done” (“vermelho”, “verde”, “bom” e “muito bem”, em português). Os relatos dos investigadores referem ainda que, em alguns casos, esta cria robótica aprendeu a dizer novas palavra após dois minutos de repetição.

O processo de aprendizagem do DeeChee envolveu vários voluntários. Os investigadores de Hertfordshire acreditam que a empatia gerada pela fisionomia do robô (que está apto a sorrir ou a manifestar tristeza) pode ter sido determinante, levando os voluntários a repetirem palavras de incentivo e a tornar o processo de aprendizagem mais natural.


Sem comentários:

Enviar um comentário