segunda-feira, 25 de junho de 2012

Os "7 minutos de terror" da nova missão da NASA a Marte



"Parece uma loucura". É assim que um dos cientistas responsáveis pela nova missão da NASA a Marte descreve como será a aterragem do rover 'Curiosity' no planeta vermelho.

Num vídeo divulgado na Internet, a administração espacial norte-americana relata passo a passo o processo que, espera-se, fará com que a sonda 'Curisosity' seja colocada em segurança no solo de Marte no próximo dia 5 de Agosto.

Uma descida desde órbita que é descrita como "sete minutos de terror". Veja o vídeo (em inglês):


Os especialistas do Jet Propulsion Laboratory explicam que o 'rover' chegar a Marte, o planeta estará a cerca de 14 minutos-luz de distância da Terra. Ou seja, as comunicações rádio demoram 14 minutos a chegar - pelo que, quando recebermos o sinal de que o processo de descida se está a iniciar, o aparelho já estará no solo há sete minutos...

E uma vez que qualquer comunicação enviada da Terra demorará outro tanto tempo a chegar a Marte, é inviável enviar quaisquer comandos para a sonda, pelo que os computadores a bordo terão de fazer todo o trabalho sozinhos.

O "terror" descrito pelos cientistas divide-se em várias fases, com vista a desacelerar o aparelho dos 21 mil Km/h (velocidade da órbita) para zero em apenas sete minutos.

Quando a sonda entrar na atmosfera de Marte será sujeita a temperaturas superiores a 870 graus centígrados. Passada esta fase, se o escudo térmico aguentar, libertar-se-á um enorme para-quedas que ajudará à desacelaração.

No entanto, a atmosfera marciana é de tal forma rarefeita que mesmo assim o aparelho ficará a 'cair' a cerca de 322 km/h, pelo que foi preciso cirar um sistema até agora nunca utilizado:

É libertado da cápsula um módulo, que transporta o 'rover', equipado com reatores. Utilizando os propulsores para se manter no ar, a sonda afasta-se do para-quedas (para evitar colidir com ele), enquanto os radares a bordo analisam as formações no solo e verificam o local de aterragem.

No entanto, pousar o veículo no solo é inviável: isto levantaria tanto pó que o risco de danificar os instrumentos é demasiado grande. Por isso, os cientistas decidiram criar um guincho especial, batizado 'Skycrane', para a última fase do processo.

Quando está a 20 metros do solo, já sobre o local de destino - junto a uma montanha com 6 quilómteros de altura - o 'Curiosity' será literalmente pendurado do módulo através do 'Skycrane' e, finalmente, espera-se, será pousado com suavidade.

Adam Steltzner, engenheiro do JPL, sintetiza assim: "Quando se olha para tudo isto, parece uma loucura. Tudo é o resultado de um processo de engenharia muito pensado... mas ainda assim parece uma loucura".


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