domingo, 17 de junho de 2012

Mulheres astronautas, um 'clube' com quase meio século


Liu Yang

A primeira astronauta chinesa, Liu Yang, enviada hoje para o espaço, ainda não tinha nascido quando a russa Valentina Tereshkova efetuou a sua histórica viagem espacial, há quase meio século.

Valentina Tereshkova

Desde então, mais de cinquenta outras astronautas de sete países viajaram no espaço, mas durante cerca de duas décadas - entre o voo de Tereshkova, em junho de 1953, e o da sua compatriota Svetalana Savistskaya, em 1982 - as mulheres estiveram ausentes da exploração espacial.


Svetalana Savistskaya


Sally Ride

A primeira astronauta norte-americana, enviada para o espaço em junho de 1983, foi Sally Ride.

Valentina Tereshkova permaneceu 71 horas no espaço. A primeira astronauta da História, que haveria de casar com o astronauta Andrian Nikolayev, tinha então apenas 26 anos, menos sete do que a chinesa Liu Yang.


Peggy Whitson

O recorde de permanência no espaço no feminino pertence à norte-americana Peggy Whitson, que na década passada esteve mais de um ano (376 dias) em órbita da terra.

Nascida em 1960 e formada em bioquímica, Whitson foi também a primeira mulher a comandar a Estação Espacial Internacional.

A primeira astronauta chinesa, ex-piloto da Força Aérea, com o posto de major, nasceu em outubro de 1978.


Chiaki Mukai

O 'clube' das astronautas inclui mais três asiáticas: a japonesa Chiaki Mukai, enviada em 1994, a empresária de origem iraniana Anoushheh Ansari, considerada a primeira turista espacial, em 2006, e a sul-coreana Yi So-yeon (em 2008).



Anoushheh Ansari



Yi So-yeon


Roberta Bondar


Claude Haignere


Helen Sharman

Canadá, França e Reino Unido estão igualmente representados, através de Roberta Bondar (1992), Claude Haignere (1966) e Helen Sharman (1991), respetivamente.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário