domingo, 3 de junho de 2012

Destroços de navio da era romana são encontrados no fundo do mar


Vestígios de cerâmica da embarcação romana foram encontrados nas profundezas do mar grego. (Foto: AP Photo/Greek Culture Ministry)

Embarcação foi encontrada a 1,4 km de profundidade em ilha grega. Descoberta quebra mito de que embarcações não atingiam as profundezas.

Vestígios de um naufrágio da era romana, datada no século III d.C foram encontrados nas profundezas da parte ocidental da ilha grega, segundo declaração emitida pelo Ministério da Cultura da Grécia na terça-feira (29).

A descoberta põe à prova a teoria convencional de que os navios que embarcavam no período seguiam apenas por rotas costeiras para evitar possíveis riscos de rotas em mar aberto.

A maioria dos estudiosos acredita que os comerciantes antigos não estavam dispostos a desviar-se para longe da costa, ao contrário dos navios de guerra.

O ministério informou que dois destroços foram descobertos nesse mês durante uma pesquisa submarina na área onde houve um naufrágio de um tubo de gás greco-italiano, que corresponde a uma profundidade de até 1,4 quilómetros entre a ilha grega de Corfu e a Itália.

Segundo Angeliki Simossi, chefe do departamento de antiguidades subaquáticas, naufrágios de navios antigos são encontrados geralmente entre 30 a 40 metros de profundidade.

“Há muitos naufrágios romanos, mas esse está em água profundas. Eles não estavam navegando perto da costa”, disse Simossi.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário