Nas últimas semanas, centenas de meninas vêm sofrendo desmaios ou, no mínimo tonturas, durante o período do dia em que frequentam as escolas. No último destes incidentes, ocorrido numa escola situada na província de Takhar, norte do país, 80 estudantes, entre 8 e 18 anos desmaiaram ou sentiram mal-estar.
As autoridades, que ainda não conseguiram identificar a causa do fenómeno, apresentam versões controversas. O porta-voz do ministério do Interior, Sediq Seddiqi atribuiu o problema a "...um gás tóxico, expelido através de um aerosol... que estaria sendo usado, dolosamente, criminosamente, nas salas de aula". Outras fontes governamentais, porém, fornecem outras informações.
O porta-voz da província de Takhar, por exemplo, Mustafa Rasuli, especula que a causa dos incidentes é água contaminada mas também aventou a ideia de que pode estar ocorrendo um efeito psicológico: com a divulgação dos primeiros casos, a pressão mental poderia estar multiplicando as ocorrências.
Talibãs
Outra hipótese especula que militantes islâmicos, muçulmanos radicais do movimento talibã, estão por trás do mistério. Todavia, representantes dos rebeldes publicaram mensagens negando qualquer envolvimento com os desmaios.
O desmentido não convenceu o agente do Humans Rights Watch (HRW) no Afeganistão, Haether Barr, que destaca o facto dos fundamentalistas continuarem a opor-se à educação das mulheres. Em 2011, os talibãs atacaram abertamente escolas para meninas.
Segundo Barr: Metade da meninas afegãs e mulheres jovens ainda não estão frequentando a escola. No mês passado cinco casos semelhantes ocorreram em diferentes escolas. Sobre o elemento psicológico cogitado por algumas autoridade, Barr comentou que isso somente reflete a atmosfera de medo que ainda envolve as meninas e suas famílias.
A pedido do governo afegão, a missão da OTAN realizou vários testes de laboratório. O porta-voz, Jimmie Cummings informou que, em material para exames recolhido das estudantes de Khost, não foram encontrados vestígios de compostos orgânicos venenosos ou tóxicos. E acrescentou: Parece improvável que qualquer substância dessa natureza seja a causa dos sintomas descritos.
Duas semanas atrás, uma centena de meninas adoeceu. O episódio mais grave aconteceu há duas semanas, quando centenas de crianças de uma escola, na província oriental de Khost passaram mal ou desmaiaram. As autoridades consideraram o caso como envenenamento. E o mistério continua...
fonte: Sofá da Sala
Olá, quero saber se está interessado em parceria de links comigo :
ResponderEliminarhttp://www.ultimas-ro.blogspot.pt
http://realidadeoculta-novo.blogspot.com
http://www.realidadeoculta.com
abraços
envie resposta para: realidadeoculta@mail.com