Epidemia. Uma nova doença infecciosa está a alastrar rapidamente entre os morcegos na região nor-deste dos Estados Unidos e do Canadá e em consequência disso já morreram ali milhões destes mamíferos voadores.
Espécies que foram muito comuns em toda a região, como o Myotis lucifugus, poderão ex- tinguir-se dentro de 15 a 20 anos, se não for encontrada uma solução, avisam os investigadores que estão a a analisar a situação e que hoje publicam um artigo sobre isso na revista Science.
A doença, designada em inglês por white nose syndrome, foi identificada pela primeira vez em 2006, na região de Albany, Nova Iorque, afecta morcegos em hibernação e são já sete as espécies atingidas, de acordo com os investigadores das universidades de Boston e de Santa Cruz, na Califórnia, que estudaram o problema.
"Este é a pior crise da vida selvagem que já enfrentámos", afirma a coordenadora do estudo, Winifred Frick, da UCSC, explicando que os grupos que trabalham na conservação destas espécies "estão a tentar por todas as formas encontrar rapidamente uma solução para este problema devastador".
fonte: Diário de Noticias
Sem comentários:
Enviar um comentário