sábado, 24 de julho de 2010

Fotógrafo da vida selvagem mostra predadores em ação


A imagem capturada em alta velocidade "congela" o momento em que o camaleão ataca sua presa

O fotógrafo de vida selvagem canadense Scott Linstead capturou uma série de animais e insectos em acção, mostrando em detalhes cenas praticamente impossíveis de serem vistas a olho nu. Usando fotografia de alta velocidade, em que a foto é tirada em milésimos de segundos, Linstead mostra animais no momento de um bote, batendo asas, e até a polinização de uma flor por uma abelha. É possível se ver o pólen se desprendendo das patas do insecto.

O canadense de 33 anos começou a fotografar animais como amador em 2004 e desde 2008 trabalha exclusivamente como fotógrafo de vida selvagem. Esta série de imagens foi tirada ao longo de dois anos. Algumas delas em estúdio, outras ao ar livre, com uma camera de alta velocidade e sem tripé. Para captar o momento crucial, Linstead usou um dispositivo conhecido como Phototrap, um disparador de alta velocidade que interage com o flash e a camera. Ele actua quando um objecto passa por um espaço demarcado em frente à camera.

"Usando o phototrap consigo fotografar o inimaginavelmente rápido", diz Linstead. "Consigo superar a limitação do tempo de reação humana. É preciso muita paciência para fotografar fenómenos que ocorrem uma vez ao dia, sem horário marcado". O fotógrafo explica que a maioria de suas fotos são iluminadas por flash, por causa da alta velocidade necessária para "congelar" o momento na imagem. Algumas fotos foram montadas em poucas horas, enquanto outras levaram dias.

Linstead conta que a situação mais frustrante é quando falta apenas uma das variáveis essenciais, tendo-se todas as outras em conjunção. Segundo ele isso põe todo o processo a perder. "Isso pode ser tão simples como um curioso que esteja olhando e venha perguntar alguma coisa, assustando o objecto da fotografia. Em parte, foi o que me levou a fotografar em estúdio."

Para ele, a maior recompensa é quando a foto conseguida tem o que chama de impacto universal - quando uma fotografia de vida selvagem consegue uma reação unânime do público, independentemente de onde eles vivem e quem eles sejam.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário