quarta-feira, 28 de julho de 2010

No acasalamento, pintassilgos mostram que aparência não é tudo


Quanto menos chamativo o macho é em coloração, maior a probabilidade de ele se unir a múltiplos grupos sociais

Homens bonitos podem fazer as mulheres virarem seus pescoços, mas aqueles menos atraentes, sociabilidade e amizade também parecem seduzir o sexo oposto. O mesmo vale para os pintassilgos machos, segundo um novo estudo.

Pintassilgos-fêmeas preferem se acasalar com machos com as penas mais vermelhas, mas os machos com a coloração menos chamativa se fazem atraentes agindo mais sociavelmente antes da estação de acasalamento, segundo um estudo na edição de Setembro do periódico American Naturalist.

Os investigadores descobriram que, quanto menos chamativo o macho era em coloração, maior a probabilidade de ele se unir a múltiplos grupos sociais. Pássaros num grupo social se reúnem e caçam juntos, e qualquer pássaro pode pertencer a diversos grupos.

Os investigadores descobriram que os pintassilgos-machos de "pior" aparência passeavam de grupo a grupo no inverno. Na estação de acasalamento, na primavera, os machos menos atraentes tendiam a ter o mesmo nível de sucesso que os machos mais coloridos e atraentes.

"As fêmeas têm opções limitadas para escolha, e esta é uma forma de os machos manipularem suas chances de encontrar uma parceira, colocando-se em certos ambientes", afirmou Kevin Oh, biólogo evolucionário da Universidade Cornell e principal autor do estudo. Os machos menos atraentes, ou mais amarelados, tinham quatro vezes mais chances de interagir com diversos grupos sociais do que os mais bonitos, ou mais vermelhos, explicou Oh.

Os pintassilgos são encontrados em toda América do Norte, mas Oh e seu co-autor, Alexander Badyaev da Universidade do Arizona, estudaram as populações selvagens desse estado.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário