domingo, 25 de julho de 2010

Cientista usa laser e cria mapa das alturas das florestas


Michael Lefsky, da Universidade Estadual do Colorado, criador do mapa, estimou apenas 2,4% das florestas do planeta, mas, com esses dados ele foi capaz de generalizar os resultados de todo o globo, combinando os dados do LIDAR com outros adquiridos pelos satélites Terra e Aqua.

Um investigador divulgou um mapa que mostra a altura média das florestas no mundo no jornal especializado Geophysical Research Letters. O mapa deve ajudar a estimar a biomassa total das florestas do planeta, um dado importante para entender o ciclo global de carbono. As informações são da Nature.

Segundo a reportagem, o pesquisador Michael Lefsky, da Universidade Estadual do Colorado, nos Estados Unidos, utilizou três satélites da Nasa - ICESat, Terra, e Aqua - para criar o mapa. O cientista utilizou uma técnica chamada LIDAR, que estima o tamanho da árvore ao calcular o tempo que um laser emitido por satélite leva para retornar da base da árvore até seu topo.

Após analisar mais de 250 milhões de pulsos de laser, Lefsky estimou a altura de apenas 2,4% das florestas do planeta. Contudo, com esses dados ele foi capaz de generalizar os resultados de toda o globo, combinando os dados do LIDAR com outros adquiridos pelos satélites Terra e Aqua.

O mapa mostra desde as gigantescas sequóias da América do Norte, que podem podem alcançar até 115 m de altura, até árvores de florestas bem mais baixas.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário