domingo, 25 de julho de 2010

Macho terá 2 leoas para salvar a maior subespécie de leões


Chalid, um leão berbere, é apresentado no zoológico de Hanover, na Alemanha

O zoológico de Hanover, na Alemanha, apresentou nesta sexta-feira o recém-chegado Chalid, um leão berbere. Segundo o zoo, duas leoas esperam Chalid no estabelecimento e, como só existem 54 animais desse tipo no mundo, recai sobre seus ombros a pressão para a procriação da sub-espécie em cativeiro. As informações são da Agência EFE.

Em seu site na internet, a instituição descreve o leão berbere (Panthera leo leo) como o mais pesado e maior de todos os leões. Ele é um caçador nocturno que pode alcançar 2,5 m de comprimento, até 250 kg e que pode viver até 25 anos. A espécie tem pelos longos nas patas e no abdomem e o macho caracteriza-se por uma juba com pelagem muito espessa.

Existindo apenas em cativeiro, esta espécie foi extinta do seu habitat natural - no norte da África - no Século XX. Hoje ela faz parte do Programa Europeu de Espécies Ameaçadas. Esse programa conta com o apoio de zoológicos e parques pelo mundo, como o Zoológico Nacional de Marrocos, que se esforça por preservar espécies como esta.

Ainda de acordo com o zoo, após desaparecer da natureza, na metade do século XX, a sub-espécie só poderia ser encontrado no zoológico de Rabat, no Marrocos. A reprodução controlada salvou o leão berbere de desaparecer e então espécimes foram encaminhadas à Europa.

As duas leoas também chegaram ao zoo recentemente, em Abril deste ano. Inicialmente, passaram protegidas do frio europeu, mas depois foram para exposição.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário