Um local cerimonial antigo, utilizado por uma civilização pré-colombiana para sacrifícios humanos, foi achado na costa nordeste do Peru, disseram arqueólogos na quinta-feira.
A descoberta reforçaria as teorias sobre uma cerimónia chamada "apresentação", realizada pela cultura mochica, uma civilização agrícola que existiu entre 100 a.C. e 800 d.C..
Carlos Wester La Torre, director do Museu Bruning no Peru e líder da escavação, disse que no local provavelmente ocorriam rituais de matança de prisioneiros de guerra. Fotos feitas ali mostram mais de 12 esqueletos no chão do túnel.
"Após a escavação de grandes unidades pode-se documentar este grande corredor ou passagem cerimonial que permite estabelecer a presença de certas personalidades da elite mochica, e também a existência de actividades rituais muito complexas, como os sacrifícios humanos", disse Wester à Reuters.
Sua equipa descobriu um corredor de 60 m de comprimento que leva a três pórticos equidistantes e cinco tronos na pirâmide principal do sítio arqueológico.
Os restos de um mural achado dentro do corredor mostram três sacerdotes cuja ornamentação confirma a participação dos líderes políticos da cultura mochica na cerimónia, explicou.
Acredita-se que o Peru, que conta com centenas de sitos arqueológicos, inclusive a famosa cidadela inca de Machu Picchu, seja um dos primeiros lugares do planeta em que se desenvolveu a agricultura.
Sem comentários:
Enviar um comentário