Os dados pessoais de 100 milhões de utilizadores do Facebook foram publicados num único 'pacote' passível de ser descarregado pela Internet, foi hoje noticiado.
O autor desta fuga de informação, um consultor de segurança, Ron Bowes, usou um programa informático para recolher os dados privados dos utilizadores que não foram protegidos pelos utilizadores.
Fê-lo, justificou no blogue SkullSecurity, para demonstrar as fragilidades dos mecanismos de privacidade da maior rede social do mundo.
Os dados em causa incluem o endereço (URL) de cada utilizador do Facebook, o seu nome e a sua identificação pessoal. E tornaram-se logo um sucesso. Segundo a BBC, no site de partilha de ficheiros Pirate Bay a informação foi descarregada por mais de mil utilizadores.
O Facebook reagiu a este caso em comunicado, realçando que os dados divulgados por Bowes já eram públicos.
'Neste caso, a informação que os utilizadores decidiram tornar pública foi recolhida por um único utilizador, mas já existia no Google, no Bing e em outros motores de busca', escreve a administração do Facebook.
'Nenhuma informação privada foi violada', assegura a mesma fonte da rede social que atingiu em meados de Jungo o número de 500 milhões de utilizadores.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário