sábado, 31 de julho de 2010

Bolsão de água dentro de glaciar ameaça vale francês


Um bolsão de água suficiente para encher 20 piscinas olímpicas, retido dentro de um glacial no monte Blanc, pode estourar a qualquer momento, provocando uma grave ameaça contra um vale dos Alpes franceses, disseram autoridades nesta quinta-feira.

O Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS, na sigla em francês) disse que, se forem libertados, os 65 mil metros cúbicos de água descobertos dentro do glaciar Tête-Rousse podem destruir tudo no seu caminho, inclusive aldeias vizinhas e quase 900 casas.

Uma catástrofe destas já aconteceu na área em 1892, matando 200 pessoas.

A descoberta foi feita num monitoramento de rotina no glaciar. "Não esperávamos encontrar esse bolsão de água", disse Christian Vincent, engenheiro geofísico do CNRS.

"Esta ocorrência é muito rara. A água nos glaciares normalmente é drenada naturalmente, por gotejamento. Neste caso, o glaciar aprisionou uma água muito fria, e ameaça explodir por causa da pressão. Ela agora parece uma panela de pressão", disse Vincent.

As autoridades disseram ter alertado 3.000 moradores, e o presidente de camara da vizinha Saint Gervais, Jean-Marc Peillex, explicou que entre meados de Agosto e Outubro serão perfurados drenos verticais a partir do alto do glaciar para bombear a água retida.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário