sábado, 24 de julho de 2010

Destroços de satélite chinês ameaçam ISS, diz Rússia


Concepção artística divulgada pela Agência Espacial Europeia (ESA) mostra como estaria a órbita terrestre em 2008. No centro da imagem está o polo norte. O lixo espacial e a Terra estão fora de proporção

Os destroços de um satélite chinês, destruído em 2007, estão em trajectória próxima à da Estação Espacial Internacional (ISS), e a tripulação pode ter que se refugiar em duas naves auxiliares, informou nesta sexta-feira uma autoridade russa.

Os restos são do satélite meteorológico Feng Yun 1C, que a China destruiu com um míssil em Janeiro de 2007. "Se os cálculos mostram que os restos se aproximam da estação a uma distância muito pequena, os seis cosmonautas receberão a ordem de se refugiar nas duas naves Soyuz acopladas à ISS", declarou um funcionário do Centro de Controle de Voos russo, citado pela agência Interfax.

A autoridade, que não foi identificada, considerou que a trajectoria destes destroços, que passarão raspando pela ISS na noite de sexta-feira (hora de Moscovo) é perigosa, mas destacou ser tarde demais para corrigir a trajectoria da estação.

No entanto, um porta-voz da Nasa, Kelly Humphries, minimizou os riscos. "Uma possível confluência da trajectoria com um pedaço do satélite Feng Yun foi apontada na noite passada", disse em correio eletrónico. "Mas se estabeleceu que a diferença da trajectoria era importante e não será necessária nenhuma manobra", acrescentou. Três astronautas americanos e outros cosmonautas russos estão a bordo da ISS, que orbita a Terra a 350 km.

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário