sábado, 31 de julho de 2010

Tribunal russo ordena bloqueio de acesso ao Youtube


Um tribunal regional russo ordenou hoje, quinta-feira, o bloqueamento do acesso ao Youtube por ter um vídeo alojado cujo conteúdo foi considerado "extremista"

O tribunal de Komsomolsk-on-Amur, situado na região de Khabarovsk, ordenou a um fornecedor local de Internet, a empresa Rosnet, que interrompesse o acesso ao site Youtube, de três bibliotecas on-line e ainda de um site que aloja páginas já apagadas da rede.

O vídeo em causa, denominado “Russia for Russians” fazia parte da lista federal do ministério da justiça, no que respeita a materiais extremistas a serem banidos.

Os outros sites em questão - Web.archives.org, Lib.rus.ec, Thelib.ru e Zhurnal.ru - continham cópias do livro “Mein Kampf”, da autoria do ditador alemão Adolf Hitler.

A decisão já foi contestada por várias pessoas, que usaram ferramentas on-line como blogs para expressarem a sua revolta. Um blogger escreveu: “Russia, em 2015, o Youtube será banido em todo o lado”. Um outro comentador utilizou o Twitter para se expressar: “O Youtube foi obrigado a compreender que a Rússia, Paquistão e a Coreia do Norte têm muito em comum”.

A empresa que deverá bloquear o Youtube também não se mostra satisfeita com a situação. Um engenheiro revelou que a empresa aconselhou o tribunal a contactar directamente os sites em questão para pedirem a remoção do conteúdo ofensivo da rede, mas sem sucesso. A empresa Rosnet irá apelar à decisão do tribunal.

Apesar na Rússia os internautas gozarem de uma liberdade quase total, foi aprovado em Outubro um pacote de leis que confere novos poderes aos serviços de segurança russos, no que respeita o encerramento de sites.

Este bloqueio regional pode ser considerado contraditorio, visto que presidente Dmitry Medvedev lançou, recentemente, um canal próprio de partilha de vídeos on-line.

Irão, China, Paquistão e Turquia são exemplos de países que bloquearam o Youtube.


Sem comentários:

Enviar um comentário