sábado, 17 de junho de 2017

Os 'super poderes' da vida real: Dez insectos com habilidades extraordinárias


Muitos insectos despertam nos humanos um medo instintivo ou asco, às vezes pelo perigo que representam, outras vezes simplesmente pelo aspecto exterior. Porém, inclusive os insectos mais detestáveis podem possuir super-habilidades que os ajudam a sobreviver.

A mídia russa Popmech compilou uma lista de dez insectos com “super poderes”:

As baratas parecem poder sobreviver facilmente a um cataclismo nuclear devido à sua resistência à radiação. O cérebro de algumas espécies contém potentes antibióticos capazes de vencer as bactérias nocivas para os seres humanos.


Baratas

As abelhas, além de terem uma memória incrível, ninguém lhes ganha na comunicação e navegação se refere, e elas podem encontrar seu caminho guiando-se pela posição do sol, sem falar do seu "talento" para a geometria que pode ser vista nos favos.


Grupo de abelhas está fazendo mel

O gafanhoto-do-deserto é especialista em voos longos. Apesar de serem conhecidos por sua voracidade, consomem sua energia com muita cautela: podem voar até 80 km por dia "sem se reabastecer", tudo isso por controlarem minuciosamente a direcção do voo.

Os vaga-lumes não só emitem luz, senão que também fazem isso duma maneira bem económica. Eles a utilizam como meio de comunicação, através da qual emitem vários tipos de sinais.

As pulgas são parasitas desagradáveis e francamente prejudiciais, porém com habilidades impressionantes. São capazes de saltar até 150 vezes seu próprio tamanho, o que equivale a que os humanos pudessem voar a 200 metros de altitude.

Os escaravelhos são inofensivos e têm o costume de fazer bolas de estrume para construir os ninhos e alimentar as larvas. O peculiar é que rodam suas bolas numa linha perfeitamente plana inclusive na completa escuridão.


Libélula a voar

As libélulas são os únicos insectos que possuem uma concentração da atenção ao nível humano, podem se desconectar de todas as “interferências” externas e se concentrar num único objectivo.

As formigas se orientam algo pior que as abelhas, porém são capazes de encontrar seu caminho até à colónia, inclusive à distância de vários quilómetros. Os sentidos que usam as formigas são principalmente o olfacto e o tacto, e são capazes de levar enormes folhas dezenas de vezes mais pesadas do que elas.


Grupo de gafanhotos-do-deserto

As larvas das vespas parasitas, depois de saírem dos 80 ovos injectados no lagarto, são capazes de dominar o comportamento da sua vítima. Quando a maioria das larvas "saem" do lagarto para formar pupas, uma ou duas permanecem no seu corpo, manipulando para que ele os proteja dos predadores.

Os besouros bombardeiros são mestres da autodefesa. São capazes de atacar o seu inimigo com o líquido fervente – até 100 graus centígrados – criado misturando compostos químicos sofisticados no seu ventre.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário