quinta-feira, 29 de junho de 2017

Confira estrela 1400 vezes maior do que Sol


O maior radiotelescópio do mundo conseguiu captar a superfície da estrela que se encontra na constelação de Orion, ou seja, a cerca de 600 anos-luz da Terra.

Graças ao telescópio ALMA (Atacama Large Millimeter Array), os astrónomos conseguiram obter a imagem mais detalhada da famosa Betelgeuse, uma das estrelas mais brilhantes do céu nocturno.

"Esta é a primeira vez que a ALMA conseguiu observar a superfície de uma estrela, e esta primeira tentativa deu como resultado a imagem de Betelgeuse em mais alta resolução disponível", afirmou um dos grupos que opera o telescópio.



A imagem revela que a temperatura na atmosfera interior da estrela não é igual. A descoberta pode ajudar a explicar como se aquecem as atmosferas deste tipo de estrelas e como é transportado seu material para o meio interestelar.

Em termos de tamanho, Betelgeuse é enorme: 1400 vezes maior do que nosso Sol de diâmetro e mais de um bilião de vezes maior em termos de volume. "A estrela tem uns 8 milhões de anos", informa o Observatório Europeu, "mas já está a ponto de se tornar numa super nova".

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário