segunda-feira, 12 de junho de 2017

NASA vai tentar criar nuvens coloridas esta noite


Fenómeno vai durar quinze minutos - NASA

Agência espacial norte-americana vai lançar foguetão para estudar Ionosfera. Esta será a quinta tentativa de lançamento

A NASA vai lançar esta noite um foguetão-sonda que vai criar nuvens coloridas. O fenómeno pode ser visto na costa leste dos Estados Unidos ou através do site da NASA em direto, entre as 21.04 e as 21.19 horas locais (02.04 e 02.19, em Portugal).

A agência espacial norte-americana já adiou o lançamento do foguetão por cinco vezes. A última das quais no domingo passado por causa da existência de barcos na zona onde o foguetão deveria cair. O vento ou nuvens foram as razões anteriores.

Este aparelho serve para estudar a Ionosfera - a camada da atmosfera na fronteira com o espaço -, mais precisamente os movimentos das partículas no seu interior, de forma a aprender mais sobre como se movimentam as correntes de ar a essa altitude (entre 60 e 1000 quilómetros de altitude).

O foguetão-sonda vai libertar dez latas do tamanho de um lata de refrigerante que, depois de libertadas, formarão nuvens artificiais azul-esverdeadas e vermelhas. Essas nuvens, explica a NASA, são rastos de vapor, que permitem aos cientistas no solo seguirem o trajeto das partículas.


Sem comentários:

Enviar um comentário