quinta-feira, 1 de junho de 2017

NASA lança missão histórica em direção ao Sol no próximo ano


A sonda “Parker Solar Probe” vai ser sujeita a condições extremas, nunca antes verificadas

Uma nave espacial da NASA vai ser lançada em direção ao Sol no próximo ano. A agência espacial norte-americana anunciou, esta quarta-feira, a sua primeira missão espacial ao Sol, numa conferência na Universidade de Chicago.

A missão será histórica pois será a primeira vez que uma sonda da NASA vai ser lançada para explorar uma estrela.

A sonda chama-se “Parker Solar Probe” em homenagem a Eugene Parker, um cientista com um trabalho pioneiro sobre os ventos solares. Esta é a primeira vez que a agência espacial norte-americana dá o nome de um cientista vivo a uma missão. 

O aparelho vai ser lançado no verão do próximo ano com o objetivo de "tocar o Sol" e percorrer uma distância nunca antes registada. A ideia é que chegue a uma distância de cerca de seis milhões de quilómetros da superfície do Sol - recordamos que a Terra está a 149 milhões de quilómetros deste astro.

A "Parker Solar Probe" vai ser submetida a condições extremas como as elevadas temperaturas e radiações solares.

Nesta conferência de imprensa, transmitida em direto no site da NASA, a cientista Nicola Fox explicou, que, até agora, a agência espacial não tinha os materiais necessários para construir um aparelho que conseguisse resistir ao calor extremo que emana do Sol. Até porque, como explicou, a temperatura que se verifica na camada exterior da estrela é ainda mais elevada do que a que se verifica na sua superfície.

Para resistir a temperaturas tão elevadas, a "Parker Solar Probe" vai aproximar-se do Sol de forma gradual, como detalhou Fox. 


We've renamed our first mission to the sun as Parker Solar Probe in honor of astrophysicist Eugene Parker: https://go.nasa.gov/2rENBYL 

Com esta missão, a NASA que estudar a atmosfera do Sol e recolher o maior número de dados sobre a mesma.

O estudo do Sol pode ajudar os cientistas a compreender a vida de outras estrelas. Por outro lado, o Sol é uma fonte de luz e energia para a Terra, pelo que quanto mais sabemos sobre ele mais conseguimos saber sobre a forma como o universo surgiu e funciona.

fonte: TVI 24

Sem comentários:

Enviar um comentário