quinta-feira, 1 de junho de 2017

Foi descoberta a época em que os pólos da Terra se inverteram


No Japão, os cientistas encontraram provas de que há 770 mil anos os campos magnéticos da Terra mudaram completamente de posição.

Segundo a última pesquisa, nessa época os pólos da Terra inverteram-se, informa a emissora japonesa NHK.

Como informa a NHK, na prefeitura japonesa de Chiba foi encontrada uma camada geológica cujas rochas permitem estabelecer a época em que os campos magnéticos mudaram de posição.

O exame das rochas mostra que, há 770 mil anos, o Pólo Sul geomagnético da Terra se encontrava no pólo oposto do nosso planeta.

Os nomes dos períodos geológicos habitualmente coincidem com o nome do lugar onde uma determinada camada geológica foi encontrada. Desta forma, os geólogos japoneses pretendem dar o nome da sua prefeitura a esse período. Neste caso o período será baptizado de Época de Chiba.

Não obstante, duas cidades italianas também querem dar o nome ao período de há 770-120 mil anos, mas os cientistas japoneses consideram que os achados da prefeitura de Chiba são a melhor prova das mudanças que ocorreram. Neste caso, a atribuição do nome de uma região asiática a um período geológico acontecerá pela primeira vez.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário