sábado, 3 de junho de 2017

Astrónomos amadores descobrem estrela anã ao pé do Sol


Quatro cidadãos voluntários que participaram num projeto da NASA descobriram o pequeno astro através da observação de imagens recolhidas por um telescópio espacial

Quatro "cidadãos-cientistas" descobriram uma estrela anã fria e próxima do Sol, com o auxílio de um projeto que permite visualizar imagens do céu disponibilizadas pela agência espacial norte-americana NASA.

A anã castanha descoberta é uma estrela que emite pouca luz e está localizada a pouco mais de cem anos-luz do Sol, uma distância considerada próxima em astronomia.

A descoberta foi feita por voluntários do Backyard Worlds, um projeto liderado por uma equipa científica que permite a qualquer pessoa com um computador ligado à internet visualizar imagens recolhidas pelo telescópio espacial WISE, que capta a luz no comprimento de onda do infravermelho.

A descoberta foi feita em fevereiro por quatro indivíduos, da Austrália, Estados Unidos, Rússia e Sérvia, seis dias depois do lançamento do projeto.

Os resultados foram recentemente descritos na revista científica Astrophysical Journal Letters.

As anãs castanhas são conhecidas por "estrelas fracassadas". Porque perdem massa suficiente para suportar uma reação de fusão nuclear. Mas apesar de mais frias do que outras estrelas, são suficientemente quentes para brilharem no infravermelho.

fonte: TVI24

Sem comentários:

Enviar um comentário