quinta-feira, 15 de junho de 2017

Disparo tecnológico: China lança telescópio de raios X para estudar buracos negros


Na quinta-feira (15), a China lançou para o espaço o seu primeiro telescópio espacial de raios X, desenhado para estudar buracos negros, informa a agência Xinhua.

O Telescópio de Modulação de raios X duros (HXMT, sigla em inglês) foi levado para uma órbita com uma altitude de 550 km com ajuda do foguete Grande Marcha 4-B, foi lançado às 11h00 hora local, a partir da base de lançamento Jiuquan, no deserto de Gobi, informa a agência.

O telescópio espacial possui capacidades únicas para observar objectos espaciais de elevada energia, tais como buracos negros e estrelas de neutrões, disse o responsável pelo telescópio, Zhang Shuangnan, investigador da Academia Chinesa de Ciências. Cientistas chineses esperam que o telescópio ajude a resolver os enigmas da evolução de buracos negros e campos magnéticos fortes das estrelas de neutrões.

Segundo Shuangnan, o telescópio espacial chinês conta com uma maior área de detecção, uma faixa de energia mais ampla e um campo de visão mais vasto quando comparado com equipamentos espaciais de outros países.

O HXMT funcionará numa faixa de energia ampla de 1.000 a 250.000 electro-volts e poderá realizar tarefas, que antes eram realizadas por vários satélites ao mesmo tempo.

fonte: Sputnik News

Sem comentários:

Enviar um comentário