Órbita do cometa recentemente descoberto
Descoberta foi feita no Observatório Astronómico de Maiorca, Espanha.
A União Astronómica Internacional (IAU) confirmou a presença de um cometa próximo da Terra. A descoberta foi feita pelo Observatório Astronómico de Maiorca (Espanha) que denominou o objeto como P/2012 NJ (La Sagra).
Segundo informa o observatório em comunicado, foi um telescópio robótico de vigilância espacial deste centro que, no passado dia 16, o encontrou.
Inicialmente, a IAU classificou o objeto como 'asteróide próximo da Terra' (NEO – Near Earth Object), mas dois dias mais tarde, astrónomos do Instituto de Investigação Planetária do Centro Aeroespacial alemão (DLR), fizeram observações de alta resolução e perceberam que se tratava de um cometa quando detectaram uma cauda incipiente de escassos quilómetros.
A descoberta foi reclassificada como Near Earth Comet (NEC). Este cometa tem um núcleo de aproximadamente 10 quilómetros e as primeiras medições apontam para uma velocidade de rotação de 13 horas e um período orbital à volta do Sol de 22 anos.
O cometa foi detectado a 45 milhões de quilómetros da Terra com uma magnitude 14,3, um brilho a OAM diz ser considerável e que facilitará o seu seguimento astrométrico e espectrográfico durante os próximos meses.
Esse estudo permitirá conhecer melhor a evolução dos cometas activos, que têm grande quantidade de elementos voláteis, produzindo grandes caudas, e dos cometas já extintos, que depois de passarem muitas vezes perto do Sol vão perdendo gelo e gás, ficando com uma aparência asteroidal, como é o caso deste.
O P/2012 NJ é o sexto cometa descoberto pelo Observatório de Maiorca, que também já fez outros achados consideráveis: mais de seis mil asteróides, estrelas variáveis, estrelas novas na galáxia de Andrómeda e até 16 supernovas extragalácticas.
fonte: Ciência Hoje
Sem comentários:
Enviar um comentário