sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ficção de 'Minority Report' é realidade em Nova Iorque?


Tom Cruise em imagem de arquivo retirada do filme 'Minority Report', no qual era um agente da polícia que previa os crimes antes de eles chegarem a acontecer

No filme 'Minority Report', em que Tom Cruise era o agente John Anderton, mostravam-se as virtudes de um sistema em que as forças de segurança eram capazes de prever os crimes antes de eles acontecerem. Agora, a Microsoft e a Polícia de Nova Iorque apresentaram o "Sistema de Domínio da Consciência'. Será que a ficção vai tornar-se realidade nas ruas desta cidade norte-americana?

O sistema, apresentado pelo presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, está dotado de uma tecnologia que permite controlar as atividades delitivas e tentar mesmo antecipá-las.

Trata-se de um sistema que monotoriza, analisa e cruza dados e informações de fontes como o 911 (o equivalente ao 112), redes de videovigilância, bases de dados e dados de internet. O objetivo é manter um controlo maior sobre as situações de emergência e poder, inclusivamente, prever em que zonas há mais probabilidade de elas ocorrerem, escreve hoje de manhã o site do 'El Mundo'.

As forças de segurança, que segundo a mesma fonte contarão com a ajuda de 3000 câmaras espalhadas por Nova Iorque, vão poder relacionar casos e informações, melhorando a sua resposta aos incidentes. A possibilidade de relacionar informações de fontes diferentes em poucos segundos poderá também gerar padrões que venham a ajudar na investigação e prevenção de delitos.

Veja aqui imagens da apresentação deste novo sistema:



Sem comentários:

Enviar um comentário