Uma das imagens divulgadas pela NASA, esta a preto e branco, uma das primeiras que o robot 'Curiosity' terá tirado após aterrar na superfície de Marte ©AP
Ao longe, entre as poeiras que tapam a câmara do Curiosity, surge uma encosta da cratera GaleNASA
O robot 'Curiosity', que aterrou na madrugada de segunda-feira em Marte, enviou hoje a primeira imagem a cores do 'planeta vermelho', divulgou a agência espacial norte-americana (NASA).
A imagem em tons alaranjados, captada por uma das 17 câmaras que integram o robot, revela uma paisagem rochosa e, a uma distância considerável, uma encosta da cratera Gale, local onde a 'Curiosity' aterrou.
A fotografia foi captada pela 'Mars Hand Lens Imager' (MAHLI), uma câmara de alta resolução, cujo principal objectivo é captar imagens de alta definição das rochas e do solo marciano.
A imagem não é muito nítida porque a protecção removível da câmara ficou revestida com poeiras durante a aterragem.
O robot 'Curiosity' aterrou com sucesso no planeta Marte passava pouco das 6h31 de segunda-feira, hora de Lisboa.
O 'Curiosity' deverá levar a cabo uma missão de dois anos em Marte. Alimentada por um gerador nuclear, a estrutura tentará descobrir se o ambiente marciano foi propício ao desenvolvimento da vida microbiana.
Para tal, o robot possui numerosas ferramentas, entre as quais um mastro com câmaras de alta definição e um laser para estudar alvos até sete metros.
O robot poderá também furar o solo para fazer recolha de amostras.
fonte: Sol
Sem comentários:
Enviar um comentário