Uma lâmpada de néon ficou acesa durante cerca de 77 anos sem que ninguém desse conta da sua existência, num restaurante de referência em Los Angeles, nos EUA. O dono do edifício onde está o restaurante descobriu agora aquela que é a lâmpada de néon acesa há mais tempo no mundo.
Esquecida durante décadas, a lâmpada permaneceu acesa na parte de trás da parede da casa de banho feminina do estabelecimento que, mais tarde, serviu de armazém. Agora, com a renovação do restaurante "Clifton", a lâmpada recordista foi descoberta.
O "Clifton", um restaurante com relevância histórica na cidade de Los Angeles, recebeu, durante a Grande Depressão, várias famílias carenciadas que puderam jantar e pagar de acordo com as suas possibilidades financeiras.
Quando decidiu fazer um restauro multimilionário do seu edifício, Andrew Meieran encontrou a lâmpada, que pensa estar acesa desde a década de 30, época em que a estrutura foi comprada e transformada num restaurante com inspirações florestais.
O estabelecimento era conhecido pelas paredes repletas de padrões florestais, pintados à mão e iluminados por lâmpadas de néon, como aquela que foi agora descoberta.
"É impressionante o facto de esta lâmpada ter estado acesa desde a Grande Depressão até agora", contou Andrew Meieran.
"O facto de ter estado escondida e de ter uma composição tão simples - néon e vidro - fez com que continuasse acesa durante todos estes anos", reforçou.
No entanto, o dono do edifício estima que a lâmpada de néon tenha gerado um conta de eletricidade de cerca de 12 mil euros, segundo avançou o jornal britânico "The Daily Mail".
Especialistas falam em recorde
Vários especialistas em néon acreditam que 40 anos é a data limite para uma lâmpada poder ficar acesa. Contudo, a lâmpada de néon recentemente encontrada no restaurante "Clifton" já está acesa há quase o dobro do tempo estipulado.
Por esse feito, os especialistas acreditam que a lâmpada em questão possa ser a lâmpada há mais tempo acesa no mundo.
Andrew Meieran continua a renovar o restaurante, atento à manutenção dos pormenores históricos do espaço. Entre eles estará também a lâmpada de néon.
fonte: DN
Sem comentários:
Enviar um comentário