sexta-feira, 1 de junho de 2012

Lâmpada acesa desde 1935 é recordista de durabilidade

Flash of a neon light: Andrew Meieran, the new owner of Clifton's Cafeteria, examines a 77-year-old neon light that was covered up behind a wall in the bottom floor women's bathroom

Enlightening discovery: A neon light panel was found in the women's toilets at the historic Clifton's Cafeteria

Leaving the lights on: The simple neon bulb has been lit for 77 years behind layers of plywood and plaster

Los Angeles landmark: Clifton's Cafeteria fed many down-and-out Californians during the Great Depression


Uma lâmpada de néon ficou acesa durante cerca de 77 anos sem que ninguém desse conta da sua existência, num restaurante de referência em Los Angeles, nos EUA. O dono do edifício onde está o restaurante descobriu agora aquela que é a lâmpada de néon acesa há mais tempo no mundo.

Esquecida durante décadas, a lâmpada permaneceu acesa na parte de trás da parede da casa de banho feminina do estabelecimento que, mais tarde, serviu de armazém. Agora, com a renovação do restaurante "Clifton", a lâmpada recordista foi descoberta.

O "Clifton", um restaurante com relevância histórica na cidade de Los Angeles, recebeu, durante a Grande Depressão, várias famílias carenciadas que puderam jantar e pagar de acordo com as suas possibilidades financeiras.

Quando decidiu fazer um restauro multimilionário do seu edifício, Andrew Meieran encontrou a lâmpada, que pensa estar acesa desde a década de 30, época em que a estrutura foi comprada e transformada num restaurante com inspirações florestais.

O estabelecimento era conhecido pelas paredes repletas de padrões florestais, pintados à mão e iluminados por lâmpadas de néon, como aquela que foi agora descoberta.

"É impressionante o facto de esta lâmpada ter estado acesa desde a Grande Depressão até agora", contou Andrew Meieran.

"O facto de ter estado escondida e de ter uma composição tão simples - néon e vidro - fez com que continuasse acesa durante todos estes anos", reforçou.

No entanto, o dono do edifício estima que a lâmpada de néon tenha gerado um conta de eletricidade de cerca de 12 mil euros, segundo avançou o jornal britânico "The Daily Mail".

Especialistas falam em recorde

Vários especialistas em néon acreditam que 40 anos é a data limite para uma lâmpada poder ficar acesa. Contudo, a lâmpada de néon recentemente encontrada no restaurante "Clifton" já está acesa há quase o dobro do tempo estipulado.

Por esse feito, os especialistas acreditam que a lâmpada em questão possa ser a lâmpada há mais tempo acesa no mundo.

Andrew Meieran continua a renovar o restaurante, atento à manutenção dos pormenores históricos do espaço. Entre eles estará também a lâmpada de néon.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário