domingo, 10 de junho de 2012

Descoberto teatro onde Shakespeare estreou «Romeu e Julieta»





Teatro Curtain foi uma das casa da companhia Lord Chamberlain’s Men, antes do The Globe.

As ruínas do Teatro Curtain, em Londres, a segunda casa da companhia de William Shakespeare (Lord Chamberlain’s Men), foram encontradas na zona de Shoreditch, distrito de Hackney, a poucos metros onde, em 2008, os arqueólogos tinham achado o The Theatre, onde o autor inglês se estreou como actor e onde foram apresentadas as suas primeiras obras.

A informação foi dada pelo Museu de Arqueologia de Londres, que está a levar a cabo as escavações, e que classifica este achado de “emocionante”, visto que, até agora, a localização exacta deste teatro, inaugurado em 1577, era um mistério, sabendo-se apenas que seria naquela zona da cidade.

Os arqueólogos do museu encontraram a três metros de profundidade restos como o pátio e os muros da galeria em muito bom estado de conservação. Acreditam que este é um dos exemplos mais bem conservados de um teatro do período isabelino.

Foi o segundo teatro a abrir em Londres, depois do The Theatre, onde a companhia de Shakespeare actuou desde a sua fundação, em 1594, até 1597. Um problema com o senhorio do espaço fez com que o grupo se mudasse para agora descoberto Curtain, onde estreou várias peças («Tito Andrónico», «Romeo e Julieta», «Sonho de uma noite de Verão», «Henrique V») até ao final de 1598.

A companhia mudou-se, em 1599, para o então acabado de construir The Globe, em Southwark. Foi aqui que se apresentaram a maior parte das peças de Shakespeare. O Teatro Curtain desapareceu dos registos históricos em 1622.

A descoberta destes vestígios resultou do plano de reabilitação prevista para esta área da cidade. A requalificação da área é o único caminho para pôr a descoberto os vestígios. Agora, os donos do local – Plough Yard Developments –, em conjunto com o distrito, querem fazer destes vestígios o centro do nova área reabilitada.


Sem comentários:

Enviar um comentário