quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Nasa adia para sexta-feira a reparação de danos na ISS


A Nasa decidiu esperar até sexta-feira para realizar uma caminhada espacial com o objetivo de substituir uma das bombas do sistema de refrigeração da Estação Espacial Internacional (ISS) que deixou de funcionar no ultimo fim de semana.

A agência espacial americana informou que os directores responsáveis pela missão, pelo programa na ISS, controladores, engenheiros, astronautas e especialistas em caminhadas espaciais tomaram na segunda-feira, de última hora, a decisão de esperar, após terem analisado os procedimentos e revisto os resultados de uma sessão de treinos subaquáticos.

Com isso, está previsto que os astronautas da Expedição 24, Doug Wheelock e Tracy Caldwell Dyson, comecem as tarefas de reparação no exterior da ISS na sexta-feira. Seus companheiros Cady Coleman e Suni Williams passaram a tarde num laboratório do Centro Espacial Johnson para praticar sob a água os trabalhos que os astronautas terão que fazer para recuperar o circuito de refrigeração num total de duas caminhadas.

Especialistas em robótica estão definindo os procedimentos que a engenheira de voos da Expedição 24, Shannon Walker, terá que aplicar para guiar o braço mecânico Canadarm2, que colocará a Wheelock na posição adequada para substituir o módulo danificado com uma reposição que está armazenada em uma unidade da plataforma 2 e que está instalada no compartimento Quest.

A ISS segue "estável", indicou a Nasa. Os sistemas de refrigeração são fundamentais, pois mantêm a uma temperatura adequada os equipamentos, aparelhos e controles. Cada módulo com bomba pesa 354 quilos, e os astronautas terão que desligar e reactivar cinco conexões elétricas e quatro dispositivos de desconexão rápida, entre outras tarefas.

A reposição da bomba foi levada à ISS na missão STS-121 em Julho de 2006. Um dos módulos que bombeia amoníaco a um dos dois sistemas de refrigeração da ISS deixou de funcionar no sábado à noite depois que uma sobrecarga provocou a avaria. Os astronautas, então, foram obrigados a desligar vários equipamentos e instrumentos.

Uma primeira tentativa de reativar o módulo fracassou, mas a maioria dos sistemas estão a ser resfriados, e muitos outros estão funcionando depois da instalação de cabos ponte do laboratório "Destiny".

fonte: Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário