sábado, 9 de maio de 2015

Trabalho de português é imagem do dia no site da Nasa


Fotografia © Miguel Claro Reserva Dark Side Alqueva

As fotografias mostram aquela que será a próxima estrela polar, dentro de 12 mil anos, a estrela Vega.

Duas fotos do astrofotógrafo português Miguel Claro, 38 anos, sobre a precessão do eixo da Terra, foram hoje escolhidas pela agência espacial norte-americana NASA como imagem de astronomia do dia.

As fotografias foram captadas em abril, no Castelo de Mourão, na Reserva Dark Sky Alqueva, no Alentejo, com uma técnica que ele próprio desenvolveu e que permite revelar, com a mudança do eixo de rotação da Terra, aquela que será a próxima estrela polar dentro de 12 mil anos, a estrela Vega.

Miguel Claro explica ao DN que, além dos movimentos de rotação e de translação, a Terra tem o movimento de precessão, semelhante ao de um pião a girar. "De 26 em 26 mil anos, a Terra dá uma volta completa nesse movimento de pião", afirma o fotógrafo, segundo o qual daqui a 12 mil anos a estrela mais brilhante que estará mais próxima do Pólo Celeste Norte da Terra será a estrela Vega e não a estrela Polar.


Aquilo que fez, com recurso a complicadas técnicas fotográficas, foi "simular como será a próxima estrela polar".

Para isso precisou de duas horas a fotografar, mais o tempo a preparar a sessão e o tempo a editar as imagens, e material sofisticado que "não anda longe dos cinco mil euros". Só a lente utilizada, que permite abarcar o céu integralmente, custa 1600 euros.

Astrofotógrafo oficial da Reserva Dark Sky Alqueva, Miguel Claro foi durante anos gestor de conteúdos do site da FNAC, que conciliava com a paixão pela fotografia e pela astronomia. Desde 2007 que envia regularmente imagens para o site da Nasa e esta é já a sétima vez que uma fotografia da sua autoria é selecionada.


Sem comentários:

Enviar um comentário