O 'Hanging Temple' (Templo Suspenso), situado num precipício, surpreende os visitantes pela longevidade milenar apesar da sua frágil aparência. E atrai anualmente milhares de turistas à cidade de Datong
Por José Varela Rodrigues
O 'Hanging Temple' é uma das obras mais insólitas do mundo. Perto da montanha Heng, em Shanxi, na China, este templo é uma peça arquitectónica única. Apesar de não ameaçar ruir, o Hanging Temple, construído contra a parede de uma ravina a 75 metros do chão, não deixa de ser assustador. É que este santuário está apoiado apenas por vigas de madeira de carvalho em pequenas saliências rochosas.
O templo abrange uma área de mais de 150 metros quadrados, onde existem mais de 40 salas e pavilhões decorados com mais de 80 estátuas em bronze, ferro fundido e pedra, além das esculpidas com argila.
O Templo Suspenso, que recebe milhares de turistas todos os anos, data do ano de 491. A cidade mais próxima é Datong, a cerca de 64.000 quilómetros a noroeste. Segundo a lenda, este santuário foi construído contra a parede do desfiladeiro como forma de protecção da chuva, neve e sol.
fonte: Sábado
Sem comentários:
Enviar um comentário