segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Tutatis, o asteróide "excêntrico", aproxima-se da Terra


Imagens de radar do asteróide Tutatis.Fotografia © NASA

A rocha, do tamanho de uma montanha e com cinco quilómetros de diâmetro, alcançará a distância mínima ao nosso planeta pela manhã de quarta-feira.

Tutatis, um dos asteróides mais conhecidos no mundo da astronomia, vai aproximar-se da Terra no próximo dia 12, quarta-feira. Em princípio, a gigantesca rocha não oferecerá nenhum perigo, já que na sua máxima aproximação à Terra, que sucederá oito minutos antes das oito da manhã, o asteróide estará a mais de 6.9 milhões de quilómetros do nosso planeta, um afastamento que nos pode deixar tranquilos.

Não é a primeira vez que o asteróide "visita" o planeta Terra. Na realidade, fá-lo de quatro em quatro anos, e noutras visitas, a sua proximidade para com o planeta tinha sido muito maior. Em 2004, o asteróide esteve tão próximo que foi possível vê-lo com pequenos telescópios, um acontecimento que só se voltará a repetir em 2652.

Este asteróide, denominado 4179 Tutatis, foi descoberto em janeiro de 1989 e é descrito como um objeto com uma trajetória orbital "excêntrica". Sabe-se que o asteróide é irregular e muito alargado. Para além do mais é um objeto muito lento e com uma rotação dupla das mais raras do mundo da astronomia. Os astrónomos vão agora aproveitar mais uma oportunidade para estudar estas rochas gigantes e conhecer melhor o seu comportamento. A próxima oportunidade para obter imagens de radar de Tutatis só acontecerá em finais de 2016.


Sem comentários:

Enviar um comentário