quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

MIT cria robô Transformer



Os investigadores do MIT desenvolveram um novo tipo de robô que consegue assumir qualquer forma e um novo tipo de motor, que mantém a sua posição final, mesmo que não seja alimentado.

A invenção do MIT está a ser apelidada de robô “canivete-suíço” pela comunidade. No vídeo que pode ver nesta página, Ara Knaian explica que foi desenhada uma espécie de proteína mecânica, a milli-motein (de proteína milimétrica), que consegue assumir praticamente qualquer forma. A ideia passa por conseguir combinar várias destas proteínas, constituídas por anéis e faixas metálicas que se encaixam uns nos outros.

Para ajudar a manter a posição final, foi criado um novo tipo de motor, o electropermanent motor, que permite manter-se intacto mesmo que não esteja ligado a qualquer fonte de alimentação.

Os investigadores aplicaram técnicas de relojoeiro e asseguram que cada módulo tem força para suportar um módulo vizinho.

Os próximos passos desta investigação passam por conseguir criar módulos que tenham força para segurar outros dois ou três módulos e encontrar formas de produção mais baratas.


Sem comentários:

Enviar um comentário