quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Investigadores investigam “suicídio em massa” de lulas gigantes nos EUA


O "suicídio" em massa de milhares de lulas gigantes na parte central da costa da Califórnia segue ainda um mistério a ser resolvido pelos investigadores. 

O fenómeno ocorre há décadas e suas causas ainda não foram esclarecidas. As lulas simplesmente "insistem" em nadar em direção à areia, onde acabam por encalhar e morrer. 

Mesmo que alguém tente atira-las de volta ao mar, eles acabam saltar de volta para fora da água em busca do seu triste fim.

Contudo, apesar de ainda não existir uma resposta científica esclarecedora, alguns indícios apontam que algas tóxicas, durante a "maré vermelha", podem ter afetado as lulas Humboldt, fazendo com que estes animais fiquem desorientados ao ponto de nadar para fora da água na Baía de Monterey.

Os encalhes em massa das lulas parecem coincidir com a maré vermelha, na qual as algas florescem e liberam uma toxina extremamente potente. 

As marés vermelhas têm ocorrido a cada três semanas, intervalo de tempo que coincide com a periodicidade das mortes das lulas. 

Os cientistas, contudo, não afirmam que a maré vermelha seja 100% responsável pelo fenómeno, mas acreditam que ela pode estar conectada de alguma maneira ao que está acontecendo.

Outra explicação para o fenómeno seria o facto de a lulas estarem nadando por regiões que não conhecem e, portanto, poderiam se perder e só se darem conta que estão fora da água quando é tarde demais.

De acordo com os envolvidos na investigação, o ácido domóico libertado pelas algas poderia ser o responsável pelo estranho comportamento. 

Contudo, análises em lulas que encalharam mostraram que havia um quantidade pequena desta substância no corpo dos animais. 

Especula-se que as lulas possam ter uma baixa resistência ao ácido domóico e isso pode estar associado ao facto de que elas estariam num local pouco conhecido. Apesar de todas as investigações, o mistério desse antigo e estranho fenómeno ainda intriga os investigadores.


Sem comentários:

Enviar um comentário