terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Medo de "suicídio coletivo" fecha acesso a montanha


Os caminhos de acesso a uma montanha, no centro da Argentina, estarão fechados entre 20 e 22 de dezembro para evitar um "suicídio coletivo", motivado pelas previsões do calendário maya. São esperadas 15 mil pessoas para as celebrações maya e um responsável local teme que as previsões sobre o fim do mundo tenham fatídicas consequências.

O presidente da câmara de Capilla del Monte, na província de Córdoba, anunciou que o acesso ao monte Uritorco, popular na região, será cortado de dia 20 a 22 deste mês.

A decisão de Gustavo Sez foi motivada pelo receio de ocorrer um "suicídio coletivo" devido às alegadas previsões do calendário maya, que apontavam o fim do mundo para dia 21.

Apesar da previsão ter sido desmentida, Sez afirmou que a "decisão foi tomada em consenso a fim de evitar qualquer consequência da profecia maya".

Contudo, a decisão já foi criticada pelo setor turístico da região, que espera receber 15 mil pessoas nos seus hotéis, durante esses dias. "Estamos muito surpresos com esta informação de um suicídio coletivo", afirmou o presidente da Câmara de Turismo local, Gabriel Schiaffino.

Historiadores e peritos afirmam que o calendário maya não anuncia o fim do mundo, previsto para dia 21, mas antes o começo de uma nova era.

A mudança será celebrada em vários países influenciados pela cultura maya como Guatemala, Belize, Salvador ou Honduras.


Sem comentários:

Enviar um comentário