quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Abelha brasileira recebe nome em homenagem à série de TV americana


Abelha 'Euglossa bazinga', descrita por brasileiros (Foto: Divulgação/André Nemésio)

Investigadores nomearam espécie com expresão de 'Big Bang: A Teoria'. Espécie 'Euglossa bazinga' faz referência ao personagem Sheldon Cooper.

Investigadores brasileiros identificaram uma nova espécie de abelha que vive numa área de transição entre a Amazónia e o Cerrado que foi baptizada de Euglossa bazinga, em homenagem ao personagem Sheldon Cooper, da série de TV americana “Big Bang: A Teoria”.

No programa, o cientista interpretado pelo ator Jim Parsons utiliza a expressão “bazinga!” para expressar uma ironia.

Segundo André Nemésio, professor de zoologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o nome não tem relação com características da abelha brasileira, mas foi colocado para popularizar o inseto e chamar a atenção para a preservação da biodiversidade.

Nemésio, que publica trabalho nesta terça-feira (18) na revista científica “Zootaxa”, assinado em conjunto com Rafael Ferrari, aluno de mestrado da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), explica que exemplares desta abelha foram encontrados em regiões de Mato Grosso, na área de transição entre a floresta amazónica e o cerrado.

Pertencente ao grupo conhecido como “abelha-das-orquídeas”, a Euglossa bazinga tem uma coloração metálica no corpo que chama a atenção e até pode confundir com outros insetos. No caso desta espécie, sua coloração é verde azulada e lembra uma mosca-varejeira.


O personagem Sheldon Cooper, interpretado pelo ator Jim Person na série "Big Bang: A Teoria" (Foto: Reprodução/Twitter)

As abelhas do género Euglossa têm comportamento solitário, já que não têm rainha, não produzem mel e todas as fêmeas são férteis. Os machos têm a característica de serem atraídos pelo perfume de orquídeas, recolhendo o odor das plantas e utilizando-o como precursores de feromónas sexuais para atrair a fêmea durante o período de reprodução.

No ecossistema, a principal função dessas abelhas é a polinização, não somente de orquídeas. "Ao menos mil espécies de plantas são polinizadas exclusivamente por abelhas-das-orquídeas. Perdê-las no ecossistema, pode causar um colapso e até a extinção de muitas dessas plantas e dos organismos que delas dependem”, explica Nemésio.

Desporto e Ciência

Não é a primeira vez que o doutor em ecologia baptiza uma espécie de inseto em homenagem a alguma celebridade. Recentemente, outra abelha do mesmo género descrita pelo investigador teve o nome relacionado ao jogador Ronaldinho Gaúcho.

O inseto Eulaema quadragintanovem recebeu este nome devido à passagem do jogador pelo Atlético Mineiro, popularmente conhecido como Galo. "Quadragintanovem” representa o número 49 escrito por extenso em latim e é o atual número da camisa que Ronaldinho Gaúcho usou em jogos pela equipa de Belo Horizonte.

fonte: G1

Sem comentários:

Enviar um comentário