quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

12/12/12, uma coincidência irrepetível este século


12 de Dezembro de 2012 é o último dia deste século em que o número do dia, do mês e do ano se ano se repetem. Uma data semelhante só daqui a quase 100 anos.

Do Brasil à Índia, dos EUA à China são inúmeras as pessoas que atribuem um significado especial à passagem de datas em que o número do dia do mês, do próprio mês e do ano são idênticas.

Apesar de ser 11ª vez em onze anos que surge esta particularidade numérica - a primeira "tripla" deste século foi o dia 1 de Janeiro de 2001 -, a data de 12/12/12 corresponde à última vez neste século em que esta coincidência numérica surge nos nossos calendários.

Sendo que a próxima data a repetir esta façanha só voltar a acontecer na passagem do dia 1 de Janeiro de 2101, daqui a 89 anos, algo a que muitos de nós já não presenciaremos.

A passagem destas datas tem sido acompanhada nos últimos anos de acontecimentos e situações que se tornam especiais pelo simples facto de ocorrerem em dias com este significado numérico.

Na Noruega, o jovem Joergen Svendsen Killi nasceu há 12 anos, no dia 12 de Dezembro, às 12 horas e 12 minutos, junta num só dia um significado simbólico acrescido.

O jovem brasileiro Atilan Goés é também um dos poucos afortunados a cumprir os seus 12 anos em 12/12/12. No caso deste rapaz, a família já anda a preparar a sua festa de aniversário há cerca de quatro anos, a pedido do próprio jovem, que tem prescindido até dos seus outros aniversários para se preparar para esta data.

Nos EUA, e tal como já é tradição, são muitos os casais que escolheram o dia de hoje para se casarem em Las Vegas. Além de quase todas as capelas para casamentos rápidos desta conhecida cidade do estado do Nevada estarem abertas 24 horas durante esta quarta-feira, existem também diversos pacotes pré-estabelecidos que podem tornar o dia mais especial da vida destes casais ainda mais especiais.

De entre as muitas possibilidades que se podem escolher para a decoração temática da capela no dia do casamento, existem as possibilidades da cerimónia ser consagrada por um duplo de Elvis Presley. Os noivos, de seguida, serão conduzidos pelo mesmo num "cadillac" cor-de-rosa até ao hotel.

O casamento pode ainda ser consagrado numa capela decorada em ambiente gótico.

A data tem, também, forte carga simbólica para astrólogos e estudiosos das ciências ocultas em todo o mundo. E são muitos os especialistas em numerologia que têm uma opinião formada sobre as datas em que o mesmo número se repete no dia, no mês e no ano.

De um modo geral, a opinião dos especialistas coincide no aspecto positivo desta efeméride, sendo que apenas avisam para não se vestir de preto, pois pode atrair a má sorte, e para se evitar os excessos na alimentação.


Sem comentários:

Enviar um comentário