quinta-feira, 7 de junho de 2012

Nave espacial secreta regressa à Terra


Em Junho de 2011, quando o X-37B foi lançado da estação de Cabo Canaveral, na Florida, EUA, membros do esquadrão Vandenberg inspeccionaram o aparelho vestidos com fatos anti-radiação, o que levantou suspeitas. Há quem defenda que a missão do aparelho - que mede apenas oito metros de comprimento - esteja relacionada com espionagem.


Este não é o primeiro aparelho do género a ser lançado pelos Estados Unidos. Em Dezembro do ano passado, o X-37 aterrou na Base Aérea de Vandenberg depois de sete meses em órbitra. Estava planeado que o X-37B, que orbitou em redor da Terra a 27 mil quilómetros por hora, voltasse em Março, mas a equipa decidiu estender a missão por mais dois meses. 


No mês passado, astrónomos amadores conseguiram registar o padrão de órbita do X-37B e verificaram que o aparelho - que orbita a uma distância entre 177 a 800 quilómetros de distânica da Terra - passou pela Coreia do Norte, Iraque, Irão, Paquistão e Afeganistão. 


Há quem aponte para outro alvo: a China. Há rumores de que o X-37B está a ser usado para espiar as actividades na estação espacial chinesa, chamada Tiangong, e cujo primeiro módulo foi lançado em 2011. Mas os especialistas dizem ser uma tarefa complicada, uma vez que o aparelho passa pela estação a milhares de metros por segundo. 

Outros garantem que o lançamento é uma forma de evitar cortes no orçamento da investigação espacial - o departamento que desenvolveu o X-37B já foi encerrado pelo presidente Barack Obama. 

fonte: Sábado

Sem comentários:

Enviar um comentário