sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cientistas japoneses criam fígado humano


A descoberta hoje noticiada, realizada a partir de células estaminais, abre a porta à criação artificial de órgãos humanos.

Investigadores da Universidade de Yokohama criaram um fígado humano a partir de células estaminais. A descoberta, hoje noticiada pelo jornal japonês "Yomiuri Shimbun", poderá ser mais um passo rumo à produção de órgãos artificiais para transplante.

A equipa liderada pelo professor Hideki Taniguchi, do departamento de medicina regenerativa, introduziram células-tronco pluripotentes induzidas (iPS), células adulta geneticamente reprogramadas, num ratinho, que acabou por gerar um fígado com apenas cinco milímetros mas a funcionar corretamente.

As células estaminais são, regra geral, recolhidas de embriões que depois são destruídos, uma prática considerada eticamente criticável. Ora, as células iPS, tendo a capacidade de desenvolver qualquer tipo de tecido, são retiradas de adultos.

Apesar das reduzidas dimensões, garantem os cientistas que o minúsculo fígado produziu proteínas humanas e anulou substâncias nocivas.

Os resultados alcançados pela equipa de Hideki Taniguchi serão debatidos durante a próxima semana numa reunião científica.

As células iPS foram descobertas em 2006, por duas equipas de investigadores norte-americanos e japoneses, a trabalhar de forma independente.

fonte: Expresso

Sem comentários:

Enviar um comentário