O epicentro do sismo que atingiu o Japão
Um forte sismo de 7,1 graus na escala aberta de Richter abalou hoje a costa nordeste japonesa levando as autoridades a lançarem um alerta de tsunami nas províncias de Miyagi, Iwate e Fukushima.
De acordo com a agência meteorológica japonesa o sismo ocorreu às 09:57 locais (01:57 em Lisboa) com epicentro a 10 quilómetros de profundidade no mar da costa nordeste, a mais afetada pelo sismo e tsunami de 11 de março.
Depois do tremor de terra, a agência japonesa emitiu um alerta de tsunami de meio metro de altura.
As autoridades japonesas retiraram o alerta de tsunami para a costa nordeste, horas depois de terem emitido o alerta devido ao forte sismo que voltou a assolar a região nordeste do país.
Apesar do sismo, de 7,1 na escala aberta de Richter, as autoridades japonesas apenas registaram uma subida de 10 centímetros nas águas da costa nordeste do Japão, depois de terem previsto que as ondas poderiam atingir os 50 centímetros.
Por precaução foram também retiradas para zonas mais elevadas as populações que estavam junto ao mar ou foz dos rios.
fonte: Jornal i
Sismo de 7.3 obrigou à evacuação parcial da central de Fukushima
Novo susto no Japão um sismo de magnitude 7.3, com ameaça de um tsunami, obrigou à evacuação parcial da central nuclear de Fukushima. O abalo ocorreu na região de Tohoku, no nordeste do país a mesma zona devastada pelo terrível sismo de Março, de magnitude 9. Tanto quanto se sabe, e apesar da intensidade elevada, o abalo de hoje não fez vítimas nem grandes danos.
fonte: RTP
Sem comentários:
Enviar um comentário