sexta-feira, 10 de junho de 2011

A Nebulosa do Cisne como nunca foi vista


As primeiras imagens captadas pelo VLT Survey Telescope (VST), instalado no Observatório do Paranal, Chile, do ESO (Observatório Europeu do Sul), organização da qual Portugal faz parte, foram hoje mostradas.

«A primeira imagem divulgada mostra a região de formação estelar Messier 17, também conhecida como Nebulosa Ómega ou Nebulosa do Cisne, como nunca foi vista antes», refere um comunicado hoje divulgado.

A nota defende que «a segunda imagem é possivelmente a melhor fotografia do enxame globular Omega Centauri jamais conseguida».

«É o maior enxame globular no céu, mas o campo de visão muito grande do VST e da OmegaCAM consegue captar até as regiões exteriores mais ténues deste objecto. Esta imagem, que inclui cerca de 300.000 estrelas, demonstra bem a excelente resolução do VST», continua.

O VST é um telescópio de 2,6 metros, que dispõe de uma enorme câmara de 268 megapixels, a OmegaCAM, «concebida para mapear o céu de modo rápido e com uma excelente qualidade de imagem», e com um campo de visão «duas vezes maior que a Lua Cheia».

Observatório Europeu do Sul é uma organização europeia intergovernamental para a investigação em astronomia, financiada por 15 países, incluindo Portugal.

O ESO mantém em funcionamento três observatórios no Chile: La Silla, Paranal e Chajnantor.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário