Três russos, dois norte-americanos e um japonês estão a bordo da ISS
Os seis ocupantes da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) tiveram de se refugiar nas cápsulas Soiouz, devido à aproximação de lixo espacial, que terá afinal passado ao lado da ISS.
Segundo a agência russa de notícias Interfax, citando uma fonte não identificada, os detritos foram identificados muito tarde para que a estação espacial pudesse fazer uma manobra de evasão. “Os seis membros da tripulação receberam ordens para tomar os seus lugares a bordo das naves Soyouz”, disse a mesma fonte.
Um dos detritos acabou por passar a 250 metros da ISS, quando a tripulação já estava nas cápsulas Soiouz, utilizadas para o transporte de regresso à Terra.
O Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia não confirmou a informação. “Não temos nenhuma informação sobre este assunto. Não podemos nem confirmar, nem desmentir esta informação”, disse um porta-voz do centro, citado pela agência AFP.
Segundo o porta-voz, sempre que a ISS é ameaçada por detritos espaciais, a tripulação recebe ordem para tomar lugar nas cápsulas Soiouz. “É um procedimento normal para evacuar e abandonar a estação, se necessário. Não é um procedimento extraordinário”, disse o mesmo porta-voz.
Três russos, dois norte-americanos e um japonês estão a bordo da ISS.
fonte: Público
Sem comentários:
Enviar um comentário