quarta-feira, 15 de junho de 2011

Avião solar completa viagem entre Bruxelas e Paris


O avião Solar Impulse, movido pela energia do Sol, terminou hoje, com êxito, a sua segunda viagem internacional, entre Bruxelas e Paris, depois de uma tentativa gorada, no sábado, devido ao mau tempo e a falhas técnicas.

Segundo as agências de notícias internacionais, o protótipo suíço completou o trajecto entre as capitais belga e francesa ao fim de 16 horas.

Devido aos problemas meteorológicos e técnicos verificados no sábado, que obrigaram ao cancelamento da viagem, o aparelho voou hoje com 40 por cento das suas baterias alimentadas com combustível convencional, facto que impediu a certificação do voo.

Semelhante na forma a uma libélula gigante e no tamanho a um avião Airbus 340, o Solar Impulse concentra uma sofisticada tecnologia que lhe permite voar sem combustível fóssil e unicamente com reservas de energia solar, captada através de 12 mil células fotovoltaicas, que movimentam quatro motores com uma potência de dez cavalos cada um.

O aparelho, que levou 13 horas para completar a sua primeira viagem internacional, entre Bruxelas e a cidade suíça de Payerne, estará exposto no 49.º Salão Internacional de Aeronáutica de Paris, de 20 a 26 de Junho.

fonte: Sol

Sem comentários:

Enviar um comentário