quinta-feira, 23 de junho de 2011

Conheça os vizinhos! Imagem espetacular mostra 50 mil galáxias no universo próximo


O que nosso universo se parece? Esta imagem espetacular mostra perto de 50.000 galáxias no Universo próximo, que foram detectados pela Micron Two All Sky Survey (2MASS), em luz infravermelha.

Ele foi criado usando dados de Thomas H. Jarrett, que trabalha como engenheiro de software para o telescópio espacial Spitzer e WISE, bem como um cientista suporte para 2MASS.

Tapeçaria incrível. Esta imagem espetacular mostra perto de 50.000 galáxias no Universo próximo, que foram detectados pela Micron Two All Sky Survey (2MASS), em luz infravermelha e é o mais completo mapa 3-D do universo (a uma distância de 380 milhões de anos-luz) já criado.

A faixa escura em todo o centro da imagem está bloqueada por poeira no plano da nossa galáxia Via Láctea. Fora do plano galáctico, no entanto, cada ponto representa uma galáxia, cor codificada para indicar a distância.

Mais azul os pontos representam as galáxias mais próximas na pesquisa 2MASS, enquanto pontos mais vermelhos indica o levantamento galáxias mais distantes que se encontram num redshift próximo 0,1.

Estruturas nomeadas são anotadas em torno das bordas. Muitas galáxias estão gravitacionalmente ligadas, juntas para formar clusters, o que em si são livremente ligados em superaglomerados, que por sua vez são vistos às vezes para alinhar sobre as estruturas escala ainda maior.

Masters Karen da Universidade de Portsmouth apresentou o mapa no mês passado na reunião 218 da American Astronomical Society.

"A Pesquisa Redshift 2MASS é um olhar maravilhosamente novo para o universo local - particularmente perto do plano galáctico", disse ela.

"Também estamos honrando o legado do falecido John Huchra, astrónomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, que era uma força condutora por trás deste sobre pesquisas anteriores, redshift de galáxias."

Uma galáxia de luz é desviada para o vermelho, ou esticado para comprimentos de onda mais longos, pela expansão do universo. Quanto mais longe a galáxia, maior o seu desvio para o vermelho, as medições de distâncias são redshift, rendimento galáxia - a dimensão vital terceiro num mapa 3-D.

Os cientistas da pesquisa sobre o desvio para o vermelho (2MRS), escolheu galáxias para mapear a partir do projeto 2MASS, que examinou o céu à noite toda ao longo de quatro anos em três bandas de infra-vermelho.

Luz infravermelha penetra a poeira para intervir melhor, do que a luz visível, permitindo que os astrónomos vejam mais do céu.

Mas, sem adição de redshifts, 2MASS faz apenas uma imagem 2-D. Algumas das galáxias mapeadas anteriormente medidos redshifts, e John começou Huchra meticulosamente medição redshifts para os outros no final de 1990, utilizando principalmente dois telescópios, um no Monte Hopkins no Arizona e outro no Cerro Tololo Inter-American Observatory, no Chile.

As últimas observações foram concluídas por observadores 2MRS, sobre esses telescópios logo após a morte Huchra, em outubro de 2010.

Robert Kirshner, colega de Huchra, é do Centro de Astrofísica, disse: "John foi instrumental na criação do telescópio 2MASS em Mount Hopkins, vendo o lado de infravermelhos do projecto através dele, e fazendo uma pesquisa muito mais completa do universo local".

"É uma homenagem maravilhosa para o John, que seus colegas de ter terminado os infravermelho-selecionados da pesquisa redshift de galáxias que John começou."

Estruturas massivas locais, como a região Hydra-Centaurus, foram previamente escondidos quase atrás da Via Láctea, mas agora são mostradas em detalhes pelo 2MRS.


Sem comentários:

Enviar um comentário