quarta-feira, 22 de junho de 2011

Macacos têm hábitos alcoólicos iguais aos humanos


Eles preferem beber acompanhados

Estudo científico aponta que as parecenças entre humanos e primatas se estendem ao balcão do bar

Na ilha de St. Kitts, nas Caraíbas, os macacos são conhecidos por roubar cocktails a turistas menos atentos. Parece divertido, mas o resultado são primatas bêbados que deixam um rasto de destruição por onde passam. As questões por trás do problema foram analisadas por um conjunto de cientistas que capturou mil macacos destes para perceber quais os seus hábitos de consumo de álcool. O estudo realizado por uma universidade do Canadá chegou a resultados surpreendentes. Segundo o trabalho, divulgado pelo "Guardian", foram identificados quatro padrões de consumo.

A grande maioria dos macacos bebe socialmente, ou seja, apenas na companhia de outros macacos e nunca antes do almoço, preferindo o álcool diluído em sumo de fruta. O segundo maior grupo, cerca de 15% dos macacos, prefere, por sua vez, álcool puro (roubado directamente das garrafas) ou diluído em água. O estudo ressalta que este género de macaco é muito dominante e tende a ser o líder do grupo, sendo "muito funcional" do ponto de vista animal.

Cerca de 5% dos macacos optam por beber álcool muito rapidamente, o que os leva a cair em estados de coma ou a lutas acesas entre os da sua espécie. Neste caso, aponta o estudo, falamos de jovens machos. No cenário de acesso ilimitado ao álcool, ficou provado que estes beberiam até à morte a cada dois/três meses. Há ainda um quarto grupo de macacos, cerca de 15%, que opta por um consumo reduzido ou mesmo nulo de bebidas alcoólicas. O estudo conclui que, tal como nos humanos, há uma propensão genética para o alcoolismo nos macacos.


fonte: Jornal i

Sem comentários:

Enviar um comentário