sábado, 25 de junho de 2011

Bin Laden com acesso aos serviços secretos paquistaneses


O mensageiro de Osama bin Laden, que sem saber abriu caminho à operação militar que causou a morte do líder da Al-Qaeda, tinha na agenda do seu telemóvel contados de um grupo miliciano vinculado há pelo menos 20 anos com os Serviços de Inteligência do Paquistão (ISI).

Segundo o El País, a informação foi revelada ao The New York Times por altos funcionários dos EUA, que tiveram acesso à investigação ao material descoberto no complexo onde se escondia Bin Laden, em Abbottabad, nos arredores de uma das principais bases do exército paquistanês.

O grupo Harakat ul Mujahedeen foi criado pelo ISI nos anos 80, para combater no Afeganistão os invasores soviéticos. O próprio Bin Laden manteve uma ligação estreita com os serviços secretos paquistaneses. Um antigo comandante da milícia garante que chegou a reunir-se com o ex-líder da Al-Qaeda no Waziristão Norte, na primavera de 2003, e que Bin Laden se movia de um lado para o outro nas zonas tribais do norte do Paquistão.

Os dados descobertos no telemóvel do mensageiro indicam que Bin Laden usava a Harkat como rede de apoio dentro do Paquistão. Além disso, a milícia tem uma presença importante em Abbottabad. Os analistas descobriram ainda que comandantes da Harkat telefonaram a agentes paquistaneses e que podem mesmo ter-se encontrado, mas não sabem se as conversas estavam relacionadas com Bin Laden.

Os líderes da Harkat têm ligações tanto com a Al-Qaeda como com a ISI. Os milicianos cujos números de telefone constavam na lista do mensageiro vivem no Warizistão Sul, bastião da rede terrorista, e podem ter servido de ponte entre Bin Laden e os seus comandantes. O líder da milícia, Maulana Fazlur Rehman Jalil, vive perto de Islamabad, capital do país, sem ser incomodado pelas autoridades.

Outro dado a reter é o facto de, segundo dois antigos comandantes da Harkat, os serviços secretos paquistaneses costumarem colocar dirigentes milicianos sob custódia, numa espécie de detenção domiciliária, por vezes junto a instalações militares. Bin Laden estava escondido perto de uma da mais importantes do país.

fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário